Anonymous sequestra computadores da Anatel

Na última sexta-feira (01) o grupo se pronunciou em sua página do Facebook afirmando ter concluído um ataque ransomware em equipamento da agência, exigindo atitude frente à imposição de limite de franquia de banda larga

Compartilhar:

Na última sexta-feira (01) o grupo AnonymousBR publicou em sua página no Facebook um manifesto hacktivista após conseguir atacar computadores da Anatel com ransomware. No post, eles explicam que esse tipo de ataques é comum para extorquir dinheiro das vítimas, mas nesse caso estão exigindo uma atitude definitiva do órgão governamental para proibir a imposição de limite à internet banda larga.

O AnonymousBR afirma ter as senhas para desbloquear as máquinas, mas só tornará a informação pública caso as exigências sejam cumpridas.

Abaixo está o texto divulgado pelo grupo, na íntegra:

***

“Saudações, legião.

Depois de ter o site derrubado por uma semana…

Depois de hackear a base de dados da agência…

Depois de sofrer ‪#‎exposed‬ de toda a diretoria e gerencia…

Depois de flagrarmos funcionários da Anatel frequentando sites de traição…

Eis que hoje, dia 1 de julho de 2016, inauguramos uma nova fase nas ações hackativistas pela liberdade da informação no Brasil.

Há algumas horas, diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de Ransomware, cujo objetivo é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa.

Para quem não sabe, Ransomware é um tipo de “vírus” que sequestra e criptografa totalmente o PC da vítima, exigindo uma senha para desbloqueá-lo. Não há nenhuma maneira conhecida, até hoje, para quebrar essa senha.

Nos últimos anos, os ataques de Ransomware foram utilizados para fins lucrativos. Crackers enviavam o vírus para empresas e grandes corporações, exigindo um valor de resgate para a senha que desbloqueia seus arquivos.

No entanto, como nós somos uma ideia que luta por justiça, e não por dinheiro, estamos exigindo que a Anatel tome uma atitude e proíba de forma definitiva o limite de franquia para a internet fixa, desejo das grandes operadoras.

Nós temos a senha para a libertação dos PCs infectados da Anatel, e a tornaremos pública somente após essa questão ser devidamente resolvida, e que a internet fixa no Brasil seja verdadeiramente livre e ilimitada.

Nós somos Anonymous.

Nós não perdoamos.

Esperem por nós.”

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Mercado

Hotéis na mira do vazamento de dados

Pesquisa da Symantec revela que sites podem vazar suas informações de reserva, permitindo que outras pessoas vejam os dados pessoais...
Security Report | Mercado

Tendências de segurança em Sistemas de Controle Industriais

Análise categoriza e classifica os riscos mais recorrentes após observação empírica; menos um terço dos riscos críticos e de alta...
Security Report | Mercado

Minsait amplia oferta de inteligência e segurança de redes com a Allot

Aliança entre as empresas tem como foco suprir a demanda do mercado de telecom brasileiro por dados analíticos com foco...
Security Report | Mercado

Boldon James lança solução de classificação de dados

OWA Classifier estende o suporte de classificação de dados do Outlook para o Microsoft Office 365