Alerta: contas do Instagram são sequestradas com notificações falsas

Compartilhar:

Você já alcançou alguns milhares de seguidores no Instagram? Mais? Parabéns, você é famoso. Entre outras coisas, no entanto, ser um influenciador do Instagram significa que é bem possível que cibercriminosos estão de olho em você. Tanto que um novo esquema de phishing direcionado a contas populares no Instagram está ganhando força e usa como tema uma notificação de violação de direitos autorais.

 

“Sua conta será excluída permanentemente por violação de direitos autorais”, afirma a notificação que é enviada por e-mail. Ela parece muito oficial e traz o cabeçalho e o logotipo habituais do Instagram e o endereço de e-mail é extremamente próximo de um legítimo: na maioria dos casos, é mail@theinstagram.team ou info@theinstagram.team.

 

A mensagem afirma que o usuário tem apenas 24 horas (em algumas versões, 48 horas) para recorrer e fornece um botão de “Relatar um problema”. Ao clicar, o usuário acabará em uma página de phishing que, além do link para “Recorrer”, disponibiliza uma imagem sobre proteção de direitos autorais. Para tornar o golpe ainda mais legítimo, o usuário pode ver uma longa lista de opções de idiomas, que não funciona – ao selecionar qualquer idioma, a página permanecerá em inglês.

 

 

 

Assim que o usuário clicar em “Recorrer”, é convidado a inserir as credenciais do Instagram e verá a seguinte mensagem: “Precisamos verificar seus comentários e verificar se a sua conta de e-mail corresponde à conta do Instagram”. Ao clicar em “Verificar meu endereço de e-mail”, o usuário verá uma lista de provedores de e-mail. O próximo passo é enviar o endereço de e-mail e (surpresa!) a senha. Na sequência, aparece uma resposta “Vamos rever o seu feedback”, mas apenas por alguns segundos. Depois disso, os cibercriminosos redirecionam o usuário para o site real do Instagram – outro truque simples que dá credibilidade adicional ao golpe.

 

Assim que os dados dos usuários forem enviados para os golpistas, eles poderão assumir o perfil do Instagram e modificar as informações necessárias para recuperá-lo. Após o acesso, os cibercriminosos poderão pedir um resgate para devolver a conta ou começar a usá-la para espalhar spam, bem como todo tipo de conteúdo mal-intencionado usando a conta invadida.

 

“Não é a primeira vez que os influenciadores do Instagram são alvo de golpistas. A primeira onda de phishing estava tentando convencer os usuários a solicitar um selo de conta ‘Verificada’”, diz Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.

 

Para proteger sua conta no Instagram, a Kaspersky Lab separou algumas dicas:

 

– Não clique em links suspeitos.

 

– Sempre verifique a barra de endereços para o URL da página da Web. Se, em vez do Instagram.com, ele disser algo como 1stogram.com ou instagram.security-settings.com, saia rápido de lá e nem pense em inserir dados pessoais.

 

– Use o aplicativo oficial do Instagram na loja oficial, como o Google Play para Android ou a App Store para iOS.

 

– Nunca insira as credenciais de login da conta para autenticação em serviços e aplicativos de terceiros.

 

– Ative a autenticação de dois fatores no Instagram e na sua conta de e-mail.

 

– Use uma solução de segurança confiável que remova mensagens suspeitas e bloqueie páginas de phishing. O Kaspersky Internet Security pode lidar com essa tarefa para você.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Girona F.C. forma nova parceria de Cibersegurança em seus sistemas

O clube espanhol de futebol, Girona FC, adota a arquitetura de cibersegurança para proteger seus ambientes digitais
Security Report | Overview

Tentativas de fraudes online atingem quase 60% dos brasileiros, revela pesquisa

Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros caem em golpes; Compras online e Pix concentram a maior quantidade de...
Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente