Agentes de espionagem intensificam campanhas de phishing, aponta estudo

Estudo observou três agentes de ameaças patrocinados pelo estado chinês para conduzirem campanhas de phishing

Compartilhar:

A Proofpoint identificou pelo menos três atores de ameaças alinhados à China visando especificamente organizações taiwanesas dentro da indústria de semicondutores. Segundo o relatório, essas campanhas de phishing provavelmente se alinha com as prioridades econômicas estratégicas internas do país, que têm enfatizado, cada vez mais, a importância desse tipo de tecnologia em sucessivas iniciativas de desenvolvimento econômico nacional, como os Planos Quinquenais.

 

De acordo com a pesquisa, o foco crescente em garantir a autossuficiência estratégica para tecnologias de semicondutores, acelerado por pressões externas de controles de exportação, provavelmente priorizou, ainda mais, a coleta de inteligência contra essa indústria. Isso incluiu um ator de ameaças alinhado à China, rastreado como UNK_FistBump, visando organizações de design, fabricação e cadeia de suprimentos de semicondutores em campanhas de phishing com tema de emprego, resultando na entrega de Cobalt Strike ou do backdoor personalizado Voldemort.

 

Além disso, a organização observou outro ator de ameaças alinhado à China, rastreado como UNK_DropPitch, visando indivíduos em várias grandes empresas de investimento que se especializam em análise de capital especificamente dentro da indústria de semicondutores taiwanesa.

 

Segundo os especialistas, esse ataque do UNK_DropPitch é exemplar das prioridades de coleta de inteligência que abrangem áreas menos óbvias do ecossistema de semicondutores, além de apenas entidades de design e fabricação. Também foi observado um ator rastreado como UNK_SparkyCarp conduzindo atividade de phishing de credenciais contra uma empresa de semicondutores taiwanesa usando um kit de phishing personalizado como Adversary in the Middle (AiTM).

 

 

Segundo a Proofpoint, alvos de espionagem tradicionais, como governos, empresas aeroespaciais e de defesa e organizações não governamentais, permaneceram um alvo consistente de atores de ameaças de espionagem alinhados à China nos últimos anos. No entanto, apesar dos relatórios públicos sobre o ataque a semicondutores por agentes de ameaças alinhados à China, só foram observados diretamente ataques esporádicos a este setor no passado. Desde março de 2025, isso mudou, com várias campanhas recentes de diferentes grupos alinhados à China visando especificamente este setor, com uma ênfase particular em entidades taiwanesas.

Como muitos atores de ameaças alinhados à China bem estabelecidos mudaram táticas, técnicas e procedimentos (TTPs) para a exploração de dispositivos de borda e outros vetores de acesso inicial, a Proofpoint observou um influxo de novos clusters alinhados à China no cenário de ameaças de phishing. Esses agentes emergentes continuam a exibir padrões de ataque de longa data consistentes com os interesses do estado chinês, bem como TTPs e capacidades personalizadas historicamente associadas a operações de ciberespionagem alinhadas à China.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Falha de privacidade em aplicativo BitChat é alertado por pesquisadores

De acordo com pesquisa divulgada a chave pública estática permite rastrear usuários via Bluetooth, comprometendo a segurança de pessoas em...
Security Report | Overview

Nova onda de ciberataques revela avanço da engenharia social, alerta pesquisa

Estudo aponta a nova técnica de phishing, denominada FileFix, já é usada em campanhas reais e permite execução de malwares...
Security Report | Overview

48% dos líderes do setor de ciências da vida utilizam IA para Cibersegurança, afirma estudo

Security Report | Overview

Atuação do grupo de cibercriminosos persiste apesar de operação internacional, alerta pesquisa

Alerta de especialistas afirmam que grupo de cibercriminosos ainda está ativo apesar da operação internacional de busca dos envolvidos