ABDI implementa sistema de comunicação corporativo criptografado

O UNA Dígitro é reconhecido pelo Governo Federal como Produto Estratégico de Defesa (PED) e é utilizado pelas Forças Armadas

Compartilhar:

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) publicou nesta quarta-feira, 15, uma portaria que oficializa o uso de uma ferramenta de comunicação corporativa unificada desenvolvida integralmente no país, com criptografia de ponta a ponta e modelo on-premise, ou seja, utilizando servidor interno da Agência.

 

A partir da publicação, a comunicação corporativa dos funcionários ocorrerá, prioritariamente, por meio da plataforma UNA Dígitro, reconhecida pelo Governo Federal como Produto Estratégico de Defesa (PED) e utilizada pelas Forças Armadas.

 

Com essa iniciativa, a ABDI busca garantir que as trocas de informações estratégicas ocorram em um ambiente seguro, que respeite os requisitos de segurança e as regulamentações locais e ofereça resiliência contra possíveis ameaças à soberania digital.

 

O presidente da Agência, Ricardo Cappelli, destaca que ao reduzir a dependência de serviços de mensagem de terceiros, a Agência fortalece a segurança e controle sobre suas comunicações internas e externas.

 

“Isso nos garante que dados sensíveis e informações críticas sejam tratados com maior soberania e proteção. Além disso, a segurança das comunicações internas é essencial para a proteção de dados e preservação da competitividade da indústria nacional”, enfatizou Cappelli.

 

Além de apoiar a soberania tecnológica do país, a decisão contribui para o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação no Brasil.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Pesquisa: Vulnerabilidades de novembro expõem riscos em plataformas digitais

Relatório aponta que atividades de exploração ativa, campanhas de espionagem e falhas em ferramentas corporativas reforçam a necessidade de atenção...
Security Report | Overview

Estudo prevê as principais tendências para o cenário de fraudes em 2026

Estudo prevê que, em 2026, identidades sintéticas impulsionadas por IA, fraudes profissionalizadas e redes sofisticadas de “mulas de dinheiro” vão...
Security Report | Overview

Malware de aplicativo de empréstimo cresce 43 vezes em dois anos, revela levantamento

De acordo com dados da pesquisa, o Brasil é o 2º país mais atacado por SpyLoan na América Latina
Security Report | Overview

Malware evasivo via conexões criptografadas aumenta 40%, alerta relatório

Estudo mostra que cibercriminosos adotam manobras encobertas para contornar assinaturas com malware zero-day e cadeias de infecção USP