A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) publicou nesta quarta-feira, 15, uma portaria que oficializa o uso de uma ferramenta de comunicação corporativa unificada desenvolvida integralmente no país, com criptografia de ponta a ponta e modelo on-premise, ou seja, utilizando servidor interno da Agência.
A partir da publicação, a comunicação corporativa dos funcionários ocorrerá, prioritariamente, por meio da plataforma UNA Dígitro, reconhecida pelo Governo Federal como Produto Estratégico de Defesa (PED) e utilizada pelas Forças Armadas.
Com essa iniciativa, a ABDI busca garantir que as trocas de informações estratégicas ocorram em um ambiente seguro, que respeite os requisitos de segurança e as regulamentações locais e ofereça resiliência contra possíveis ameaças à soberania digital.
O presidente da Agência, Ricardo Cappelli, destaca que ao reduzir a dependência de serviços de mensagem de terceiros, a Agência fortalece a segurança e controle sobre suas comunicações internas e externas.
“Isso nos garante que dados sensíveis e informações críticas sejam tratados com maior soberania e proteção. Além disso, a segurança das comunicações internas é essencial para a proteção de dados e preservação da competitividade da indústria nacional”, enfatizou Cappelli.
Além de apoiar a soberania tecnológica do país, a decisão contribui para o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação no Brasil.