A higiene básica de cibersegurança está em dia?

Líderes da Gerdau, Elera Renováveis e ArcelorMittal debatem o básico da Segurança, as novidades diante da digitalização e como os gestores podem atuar de forma inteligente, com resposta rápida ao cenário de ataques

Compartilhar:

O novo contexto de nuvem, transformação digital, colaboração e trabalho remoto impulsionou o mercado Segurança da Informação. O setor está tão aquecido que em 2021, os gastos com soluções de Segurança (hardware ou software) ultrapassarão US$ 900 milhões no Brasil, alta de 12,5% em relação ao ano anterior, de acordo com o relatório IDC Prediction 2021.

 

Se por um lado, a Segurança da Informação vem conquistando um espaço importante dentro das organizações, protagonizando as principais estratégias de TI nas empresas no Brasil. Por outro, precisa revisitar processos para tornar os ambientes mais protegidos diante do avanço da digitalização e da especialização dos ciberataques.

 

E essa higiene básica da cibersegurança é um ponto sensível, um enorme desafio para as organizações que lidam com ambientes diversos. Por isso, a TVD, em parceria com a Tanium, reuniu nesta terça-feira (14) líderes da Gerdau, Elera Renováveis e ArcelorMittal para debater o desafio de obter uma higiene básica de cibersegurança que faça frente aos ataques cibernéticos.

 

O básico da Segurança está na lista do CISO há mais de 20 anos. Mas os tempos são outros, a digitalização já faz parte da vida das empresas, dos usuários e dos clientes, os acessos estão em todos os lugares e o perímetro praticamente não existe mais. “É preciso revisitar esse básico e implementar melhores práticas de visibilidade e controle, sem isso, não tem a higiene em cibersegurança”, pontua Felipe Nascimento, Diretor de Engenharia de Soluções LATAM da Tanium.

 

O executivo foi um dos participantes do painel de debates da TVD e, para ele, é importante que o CISO reveja os processos em função de melhorias em atualização do ambiente, a fim de contar com mais visibilidade e resposta rápida a incidente.

 

Esses temas foram amplamente debatidos pelos convidados do painel. Abilio Simeão, CISO na Elera Renováveis, Arnon Cardoso, Gerente de infraestrutura e Segurança de TI na ArcelorMittal, e Vitor Sena, CISO da Gerdau.

 

De fato, o básico da Segurança está de cara nova e existem alguns caminhos que auxiliem nessa nova estratégia como entender o comportamento do ambiente e dos usuários em qualquer momento; proteger os ativos críticos e responder rapidamente a ameaças cibernéticas.

 

O painel, que foi mediado pela jornalista e diretora da TVD e Security Report, Graça Sermoud, está disponível na íntegra no canal da TVD no Youtube.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Avatar photo
Rui Borges

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul amplia maturidade de SI com arquitetura unificada

Com baixa centralização das políticas e um amplo gap de mão de obra para aplicar boas práticas de Segurança, o...
Security Report | Destaques

Principal preocupação dos CEOs no Brasil é a Cibersegurança, alerta pesquisa

Estudo da EY-Parthenon revela também que transações corporativas e inteligência artificial ganham protagonismo nas estratégias empresariais
Security Report | Destaques

25% das violações de segurança terão origem em identidades de agentes até 2028

Dado apresentado pelo Gartner durante Conferência de Segurança e Gestão de Risco vem em linha com a tendência de o...
Security Report | Destaques

IA reduz janela de exploração de brechas para menos de 24 horas, alerta reporte

Relatório da CrowdStrike revela que cibercriminosos levam período menor para acessar novas falhas com uso de Inteligência Artificial, enquanto avançam...