A Appdome anunciou os resultados de seu novo estudo de 2023 sobre Expectativas Globais dos Consumidores em Segurança de Aplicativos Móveis. O relatório apresentou dados detalhados e respostas de 25.000 consumidores que forneceram insights detalhados sobre o uso de seus aplicativos móveis, bem como suas expectativas e desejos em relação à segurança dos apps e proteção contra fraudes, malwares e outras ameaças móveis.
A pesquisa realizada em 12 países, agora em seu terceiro ano, constatou novamente que os aplicativos móveis são o canal preferido globalmente em relação às plataformas digitais/web e que os consumidores se preocupam profundamente com a segurança dos apps.
Uma grande maioria dos consumidores (82,4%) está exigindo uma nova abordagem para a fraude móvel – preveni-la proativamente antes que aconteça, ao invés de reembolsá-los após a ocorrência da fraude. Isso representa uma mudança avassaladora na abordagem de proteção contra fraudes e praticamente torna as soluções anti-fraude existentes obsoletas.
A pesquisa também mostrou que mais da metade dos consumidores entrevistados (56,2%) afirmaram que as marcas e os desenvolvedores de aplicativos móveis devem ser responsáveis por garantir uma experiência segura para o consumidor, superando muito todas as outras opções. Além disso, quatro em cada dez pessoas (41,8%) afirmam que elas, um familiar ou um amigo foram vítimas de um ataque cibernético, fraude móvel ou malware.
“Dadas essas descobertas, as marcas e empresas de aplicativos móveis que buscam aumentar a adoção, reduzir o custo de aquisição de clientes e alcançar volumes de transações mais altos devem ficar atentos”, disse Richard Stiennon, fundador e Analista-Chefe de Pesquisa da IT-Harvest, autor da introdução da pesquisa deste ano. “A segurança de aplicativos móveis é fundamental para qualquer estratégia de aplicativo móvel.”
A falta de proteções dentro do aplicativo contra ameaças de segurança, fraudes e malware pode ter consequências graves para as marcas, com 73,7% dos consumidores afirmando que provavelmente ou muito provavelmente deixariam de usar um app se este sofresse uma violação. Da mesma forma, 67,5% dos consumidores afirmaram que deixariam de usar um aplicativo móvel apenas com base na percepção de que o aplicativo carecia de proteção suficiente.
Por outro lado, as marcas de aplicativos móveis podem colher recompensas ao proteger seus usuários finais: uma esmagadora maioria de 93,6% dos consumidores diz que se engajariam em múltiplas formas de defesa da marca para aplicativos móveis que atendessem ou superassem suas expectativas de segurança, contribuindo para o sucesso do aplicativo.
Consumidores desejam mais segurança
Com os consumidores cada vez mais migrando dos canais baseados na web, surgiu uma forte demanda por segurança de aplicativos móveis, com uma grande maioria dos entrevistados, 85,6%, indicando que protegê-los contra ameaças de segurança, fraudes e malware é igualmente ou mais importante do que novos recursos.
Da mesma forma, 48,4% dos consumidores globais afirmaram que exigem “a melhor proteção” ao usar aplicativos móveis, ou seja, “proteger o login e os dados, impedir malware e prevenir fraudes móveis”. Isso é 554% maior do que o número de consumidores globais que disseram que proteger apenas o login era suficiente. Essas revelações devem estimular marcas de consumo e equipes de cibersegurança a trabalhar juntas e direcionar sua mentalidade e orçamentos de segurança para celular em primeiro lugar.
“Os aplicativos móveis continuam sendo uma força dominante no cenário do consumidor, moldando uma narrativa onde a própria base da lealdade à marca pode estar ancorada na segurança”, disse Tom Tovar, CEO e co-criador da Appdome. “À medida que mais marcas tentam se conectar com seus clientes por meio de aplicativos móveis, é imperativo que trabalhem em estreita colaboração com equipes de cibersegurança para fornecer aos usuários de aplicativos móveis a tranquilidade quanto às suas demandas por aumento da proteção de aplicativos móveis.”
Os consumidores mais jovens superam seus colegas mais velhos quando se trata do uso de aplicativos móveis em geral e especificamente para fazer compras. Por exemplo, 59,6% dos consumidores de 25 a 44 anos e 51,5% dos consumidores de 18 a 24 anos preferem usar aplicativos móveis para compras, em comparação com apenas 41,7% dos consumidores com mais de 45 anos.
Em todos os grupos etários, o uso de aplicativos móveis está acima dos canais digitais/web. Mais de 40% dos consumidores estão passando mais tempo em aplicativos móveis, sendo que aplicativos de compartilhamento de caronas, saúde e bem-estar, e viagens são os que mais ganham em uso, com aumentos de 17,3%, 13,3% e 8,6%, respectivamente, em comparação com 2022.
55,1% dos consumidores globais classificaram “fraude sintética”, que inclui roubo de identidade, apropriação de contas (ATOs), aplicativos/transações falsas e ataques similares, como seu maior medo ao usar aplicativos móveis. 23,9% dos entrevistados acreditam que a marca ou desenvolvedor móvel não se preocupa com suas necessidades de segurança, sendo essa a preocupação de crescimento mais rápido, subindo de apenas 6,7% em 2021, um aumento de 256%.