Desde 2010, o Congresso Security Leaders acompanha a evolução da carreira do Líder de Segurança da Informação. São anos de crescimento de uma das profissões mais importantes da atualidade, pois o próprio mercado de Cyber Security avançou em termos estratégicos e ganhou relevância nos processos de inovação. O Prêmio Security Leaders testemunhou esse crescimento e premiou mais de 200 executivos, reconhecendo o trabalho de liderança do CISO dentro das organizações.
Na edição de 2023, o Prêmio recebeu inscrições de 100 Líderes de Segurança da Informação e 41 Estudos de Caso. Todos os profissionais possuem grande destaque no mercado devido à forte atuação de liderança e comprometimento com a proteção dos negócios das suas organizações. Segundo dados consolidados da premiação, 61% dos times de SI respondem ao CIO enquanto 25% reportam diretamente ao CEO.
Os números consolidados da premiação também apontaram que 91% dos líderes indicaram que a SI é um assunto estratégico dentro das empresas. Além disso, 75% dos líderes apontaram que a área de Segurança é considerada um ativo corporativo e o C-LEVEL está alinhado com as decisões.
Para Márcia Bolesina, Cybersecurity e Gestão de Riscos da EY e que fez parte da Comissão Julgadora do Security Leaders, esses números mostram que os profissionais de SI têm conquistado espaço no mercado, mas ainda é possível avançar mais. “É notável essa evolução, mas entendo que, como comunidade, podemos nos unir mais, com um posicionamento mais forte. Temos um longo caminho pela frente”, avalia Márcia durante a cerimônia de premiação e entrega dos troféus, em São Paulo.
Ainda sobre o levantamento, um outro dado chama atenção e envolve diretamente a importância da SI nas áreas de negócio. 90% dos profissionais que se inscreveram no Prêmio Security Leaders responderam que a área é um assunto estratégico dentro das organizações. Um tópico que mostra o quanto esse setor vem ganhando cada vez mais relevância.
Na visão de Patrícia Peck Pinheiro, CEO & Founding Partner da Peck Advogados e que também fez parte da Comissão Julgadora, a diversidade de equipes foi o que mais chamou atenção nesta edição. Segundo a Advogada e Especialista em Direito Digital, foi possível observar uma preocupação em promover mais diversidade nos times.
“Ao longo dos anos, a área de Cyber Security se preocupou muito com Women in Cyber. Acredito que o Brasil ainda tem um problema sério de GAP de mão de obra e defasagem na formação de profissionais, mas ampliar a diversidade é também uma forma de preencher as necessidades e os desafios que temos na área”, completa Patrícia.
Prêmio Security Leaders em números
O objetivo da premiação é valorizar os profissionais à frente dos times de Segurança Cibernética que se destacam em aspectos diversos e sob a análise de diferentes pontos de vista no mercado. Foram 15 edições de Cerimônia de Premiação e mais de 200 líderes vencedores de 2010 até 2023. Em todos esses anos, 32 verticais de negócio foram representadas pelos líderes e 25 cases de sucesso receberam a premiação em 9 edições.
Uma grande novidade da premiação em 2023 envolveu o reconhecimento e participação da indústria nos cases de sucesso. Assim, representantes das empresas parceiras dos vencedores foram homenageados lado a lado com os clientes. Ao todo, foram 41 Cases de Sucesso inscritos em 2023. Veja os cases vencedores e os líderes premiados.
O Security Leaders parabeniza todos os finalistas e vencedores. CISOs, executivos e profissionais em SI, Privacidade, Risco, Proteção de Dados e Cibersegurança que passaram pela condecoração e atuantes em processos estratégicos de inovação e negócios. O papel desempenhado é extremamente importante, e por isso, hoje, são líderes essenciais nas decisões de negócio e na proteção de todas as companhias. Assista no canal da TVSecurity, no YouTube, a cerimônia de premiação do Case e Líderes do Ano.