[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

61% das empresas aumentarão investimento em Cloud Security, segundo relatório

As organizações participantes do estudo estimam que o aumento planejado dos investimentos em segurança na nuvem alcance os 37%, em um esforço para proteger informações confidenciais e cumprir os padrões regulamentares desse cenário

Compartilhar:

O Relatório de Segurança na Nuvem de 2024, publicado pela Fortinet, destaca que à medida que as organizações desenvolvem e implementam mais aplicações na nuvem, a segurança dessas plataformas se torna mais complexa.

 

No relatório deste ano, a segurança se mostra claramente uma prioridade para a maioria das empresas e instituições ao redor do mundo, com 61% das empresas entrevistadas prevendo aumentar o orçamento para segurança na nuvem nos próximos 12 meses. O aumento planejado dos investimentos em segurança na nuvem gira em torno de 37%, em um esforço para proteger informações confidenciais e cumprir os padrões regulamentares do cenário orientado para a nuvem.

 

Muitas empresas estão adotando uma abordagem híbrida ou multinuvem, o que faz com que a superfície de ataque se expanda e resulte no aumento da complexidade. As equipes de segurança muitas vezes têm dificuldade para gerenciar e proteger vários ambientes e cargas de trabalhos públicos e privados.

 

E, embora a adoção de ambientes multinuvem traga muitos benefícios, lidar com ferramentas diferentes dificulta ou impossível aplicar políticas de segurança consistentes em ambientes de nuvem. Pior ainda, o nível de complexidade da segurança geralmente aumenta à medida que as organizações continuam a adicionar serviços em nuvem, resultando em maiores desafios de gestão e aumento de custos.

 

O Relatório de Segurança na Nuvem 2024 foi conduzido pela Cybersecurity Insiders a pedido da Fortinet para obter uma visão geral dos desafios que as organizações enfrentam ao proteger ambientes em nuvem, bem como estratégias que devem ser priorizadas. O relatório é baseado em uma pesquisa com 927 profissionais em todo o mundo e oferece uma visão das tendências atuais em segurança na nuvem.

 

Preferência por ambientes híbridos

Em 2024, a maioria das organizações (78%) optou por estratégias híbridas e multicloud. Dessas organizações, 43% usam nuvem híbrida e infraestrutura local, e 35% têm uma estratégia multicloud. Estes números representam um pequeno aumento em comparação com os dois anos anteriores, quando 39% das organizações utilizavam nuvem híbrida e 33% multicloud.

 

Após anos de adoção acelerada, o crescimento da nuvem desacelerou à medida que o mercado amadureceu. Neste ponto, a tendência encontrou o seu fundamento e os benefícios da computação em nuvem são bem compreendidos. Empresas com necessidades de TI, que possam se beneficiar de flexibilidade e agilidade na nuvem ou que necessitem de serviços com ambientes em nuvem únicos, têm a possibilidade de concretizar os seus projetos.

 

De acordo com o relatório, a maioria das organizações reconhece que a segurança deve ser incluída nas suas estratégias de nuvem. Os desafios de cibersegurança associados à nuvem e a necessidade de medidas de segurança mais robustas em ambientes de nuvem tornaram-se um ponto crítico face às novas ameaças baseadas em Inteligência Artificial. Na verdade, 96% das organizações relatam estar moderada ou extremamente preocupadas com a segurança na nuvem. Por isso, 61% dos entrevistados preveem que o orçamento para segurança na nuvem aumentará nos próximos 12 meses.

 

Desafios técnicos e de recursos

Apesar da adoção contínua da nuvem, os desafios na implementação de segurança consistente em ambientes multinuvem permanecem. As questões de segurança e conformidade são uma das principais preocupações (56%), agindo como um obstáculo no caminho para uma adoção mais rápida de estratégias multicloud. As organizações também citam desafios técnicos (52%) e restrições de recursos (49%) como barreiras à adoção da nuvem.

 

Alcançar visibilidade e controle de políticas em infraestruturas complexas de múltiplas nuvens pode ser um desafio, e a escassez de talentos em segurança cibernética agrava esse problema. A falta de pessoas com experiência na nuvem é um problema sério, com 93% dos entrevistados afirmando que estão moderadamente a extremamente preocupados com esta lacuna em todo o setor.

 

Simplificação e automação com plataforma

Como os ambientes híbridos e multicloud são complexos, é difícil protegê-los. No entanto, a grande maioria das organizações (95%) afirma que uma plataforma unificada de segurança na nuvem com um único painel ajudaria a fornecer proteção de dados consistente e abrangente em toda a área de cobertura da nuvem.

 

Em vez de lidar com as ineficiências do gerenciamento de vários sistemas de segurança, as equipes de segurança que aproveitam uma plataforma de nuvem única e integrada se beneficiam de integração mais direta, automação e redução da sobrecarga de gerenciamento, o que ajuda a melhorar a visibilidade, fornecer reforço consistente de políticas e mitigar a lacuna de talentos em cibersegurança.

 

No caso da Fortinet, as soluções unificadas de segurança em nuvem oferecem políticas consistentes, gerenciamento centralizado e visibilidade em ambientes de nuvem. A segurança da companhia inclui automação habilitada em todas as nuvens, o que permite às organizações criar, implantar e executar aplicações com segurança, com proteção consistente onde quer que seja necessário. As soluções de segurança em nuvem da Fortinet fornecem visibilidade e controle em nuvens e data centers públicos e privados, fortalecendo a segurança e reduzindo a complexidade de implantação e gerenciamento.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

ANPD é formalizada como coordenadora do Sistema Nacional de Inteligência Artificial

Como órgão de coordenação do SIA, a ANPD receberá novas atribuições. Caberá à Autarquia representar o Brasil perante organismos internacionais,...
Security Report | Overview

Nova ameaça do AllaSenha no Brasil faz setor financeiro entrar em alerta

Novo método de ataque, baseado em infecção de scripts Python e uso de plataforma Azure como Comando e Controle tem...
Security Report | Overview

95% das empresas têm problemas de segurança nas APIs, apura novo relatório

Relatório Salt Security State of API destaca ecossistemas de API em rápido crescimento, o aumento da atividade de ataques e...
Security Report | Overview

Laboratório de threat intel detecta roubo de credenciais em quase 800 empresas globais

O grupo Sophos X-Ops, focado em pesquisas no cenário cibercriminoso internacional, detectou uma nova campanha de comprometimento de credenciais válidas...