5G: O que muda na Segurança e proteção de dados?

Líderes da TIM e HypeFlame debatem como equilibrar as demandas de inovação da quinta geração em um cenário altamente conectado, com diversidade de dispositivos e acessos

Compartilhar:

A chegada do 5G certamente trará velocidade e performance para os negócios com grande transformação dos ambientes. Mas também uma grande preocupação em termos de Segurança. Afinal, quais são os impactos e demandas de proteção de dados com a chegada da quinta geração, uma vez que o cenário de crimes cibernéticos é extremamente desafiador?

1

“Com certeza teremos muito mais possibilidades e capacidades de uso de uma série de tecnologias. Por outro lado, é grande a preocupação para proteger as conexões, dados e dispositivos a partir da evolução do 5G. Principalmente quando falamos da descentralização de coisas conectadas”, destaca Marcos Donner, Chief Information Security Officer na HypeFlame, durante painel de debates promovido pela TVD em parceria com a Thales.

 

Na visão do executivo, as oportunidades são extensas com a chegada do 5G, mas que exigem também um cuidado redobrado na Segurança. “Estamos falando de ampla implementação de Internet das Coisas, inovação dos negócios, carros autônomos, smart city, disrupção em setores como indústria e saúde”, completa Claudio Creo, Chief Information Security Officer na TIM Brasil, que também participou do painel.

 

Para os executivos, é importante debater o tema que está chegando no Brasil, até porque a Segurança precisa estar embarcada nos projetos de inovação, especialmente na atualidade com trabalho remoto e ambientes híbridos. Mudanças que o mundo corporativo já vem experimentando e tende a se transformar ainda mais daqui pra frente.

 

“O 5G já está rodando em vários lugares do mundo, mas ainda não é uma realidade no Brasil. É importante que iniciemos essas conversas a fim de entender como iremos criar uma camada de proteção do próprio dado quando o 5G estiver ativo por aqui”, acrescenta Abílio Branco, Head de Proteção de Dados da Thales Brasil.

 

Pensar no futuro, mas de olho no presente

 

A pandemia da COVID-19 teve um impacto imediato e dramático nas equipes de TI em todo o mundo, e seus efeitos de longo prazo ainda estão evoluindo. A edição latino-americana do relatório sobre ameaças a dados da Thales de 2021 examina diferentes aspectos desses impactos em uma pesquisa com profissionais de segurança e líderes executivos.

 

Neste relatório, a companhia procurou entender como a América Latina enfrentou as ameaças resultantes da pandemia juntamente com as opiniões de participantes sobre vários aspectos da segurança de dados. O levantamento de 2021 em uma pesquisa com mais de 2.600 profissionais de segurança e líderes executivos, incluindo 200 da América Latina.

 

Um dos recortes da pesquisa mostra aumento da complexidade das violações de dados e ameaças à segurança. 49% dos respondentes da América Latina declararam ter sofrido uma violação de segurança. 53% observaram um aumento dos ataques de ransomware e 52% perceberam um avanço de ataques com malware.

 

Se a chegada do 5G trará inúmeros benefícios, a Segurança seguirá com o desafio de mitigar os ataques que impactam hoje as empresas, para que em breve, as ações de proteção sejam mais eficazes em ambientes altamente conectados. Se antes, a SI era opcional, hoje ela é a viabilizadora das inovações que farão a diferença nos negócios.

 

“Como autenticar um dispositivo? Normalmente fazemos com certificado digital e ele precisa estar seguro. Como acessar os dados? Certamente teremos que rever as fronteiras desse acesso e identificar o indivíduo. Em um mundo hiperconectado, precisamos saber exatamente quem poderá ter acesso a dados e dispositivos”, completa Branco.

 

O painel de debates que reuniu líderes de Segurança para debater os desafios de Segurança e proteção de dados com a chegada do 5G está disponível na íntegra no canal da TVD no Youtube.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Programa de SI busca elevar maturidade cibernética nos órgãos do governo federal

Devido às novas responsabilidades que o Brasil assumiu com a Segurança Cibernética, a Secretaria de Governo Digital estabeleceu um programa...
Security Report | Destaques

Ameaça ou copiloto: Qual o papel da IA no futuro da Cibersegurança?

Tanto empresas de consultoria quanto a indústria de Segurança da Informação têm buscado entender como alcançar o equilíbrio entre usos...
Security Report | Destaques

Incidente cibernético gera instabilidade na cobrança do Bilhete Único

Ocorrência teria atingido uma das concessionárias da rede municipal de transportes, impactando na validação do Bilhete Único na zona Sul...
Security Report | Destaques

Cosan ganha visibilidade de segurança em nuvem com IA

Ferramenta de Inteligência Artificial AI Cloud Security trouxe novas configurações de Segurança para o projeto de nuvem em expansão da...