54% dos executivos de varejo foram alvo de ataques de ransomware nos últimos 12 meses

Ainda segundo levantamento, 26% desses ataques resultaram no comprometimento de dados e com um quarto dos executivos confirmando o pagamento de resgate

Compartilhar:

A Arcserve divulgou os resultados obtidos junto ao segmento Varejo em sua Pesquisa Global, que inclui executivos brasileiros, identificou a necessidade urgente de uma maior proteção dos dados do setor de varejo. Ele revela uma falta de preparação e de confiança nas estratégias de backup e recuperação de dados, levantando preocupações sobre o atual estágio das medidas adotadas para proteger dados confidenciais de clientes e dos negócios.

A pesquisa aponta que 54% dos executivos de varejo participantes foram alvo de ataques de ransomware nos últimos 12 meses, com 26% dos ataques resultando no comprometimento de dados e com um quarto dos executivos confirmando o pagamento de resgate. Chamou a atenção também que 66% dos executivos de varejo entrevistados não se mostraram muito confiantes em suas capacidades de recuperar todos os dados perdidos no caso de um ataque de ransomware.


Ainda em relação à recuperação parcial de dados, quase metade dos executivos de varejo (42%) admitiu ser incapaz de recuperar todos os dados durante seu último incidente de perda de dados significativo. Pior: 57% relataram que não têm planos de recuperação de desastres bem documentados ou atualizados, sendo que 72% revelaram que não têm metas específicas de resiliência de dados dentro de suas estratégias de dados e backup.


Para Aftab Alam, diretor de produtos da Arcserve, “nossa pesquisa mais recente é mais do que uma advertência, é um chamado à ação. Os varejistas devem revisar urgentemente seus planos de recuperação de desastres para enfrentar o atual cenário de ameaças cibernéticas em constante evolução. A resiliência de dados não é algo desejável mas, sim, um requisito de negócios inegociável com objetivos claros e mensuráveis. Não espere uma crise para testar seus protocolos de recuperação. Torne isto uma prática regular, semelhante às simulações de incêndio. Ao tomar essas medidas, os varejistas fazem mais do que proteger seus resultados: eles mantêm a confiança de seus clientes.”


Entre as recomendações para o setor de varejo geradas pela pesquisa da Arcserve estão a constante revisão e atualização dos planos de recuperação de desastres, a definição de metas específicas de resiliência de dados dentro de estratégias de dados e de backup para minimizar possíveis perdas; e a adoção de procedimentos de recuperação de teste, para garantir uma recuperação perfeita e orquestrada quando esta necessidade surgir.

Metodologia

1.121 tomadores de decisão de TI responderam à pesquisa. Todos os participantes tinham responsabilidade orçamentária ou de tomada de decisão técnica para gerenciamento e proteção de dados e soluções de armazenamento em uma empresa com 100 a 2.500 funcionários e pelo menos 5 TB de dados. A pesquisa foi realizada na Austrália, Nova Zelândia, Brasil, França, Alemanha, Índia, Japão, Coréia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá (América do Norte).

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Presidente Trump concede perdão oficial à fundador de fórum na Dark Web

Ross Ulbricht foi condenado em 2015 a cumprir prisão perpétua pela criação do Silk Road, um marketplace focado em comercializar...
Security Report | Overview

25% dos consumidores sofreram golpes em pagamentos em tempo real em 2024

1/3 dos consumidores relataram perdas aos bancos, um crescimento de 6% em relação a 2023, e em 3% dos casos...
Security Report | Overview

Novo ransomware ‘Elpaco’ direciona ações contra backup, alerta pesquisa

A ameaça deriva do ransomware Mimic e utiliza recursos avançados para criptografar arquivos e dificultar os esforços de recuperação
Security Report | Overview

Ataques contra carteiras de criptos cresceram 56% no último semestre