A Avast fez parceria com a chef de cozinha Carole Crema para a campanha “FalemosDosCookies”, que visa aumentar a conscientização em torno da privacidade online. A renomada chef de cozinha está ajudando a educar a população sobre os cookies digitais, pois a pesquisa que realizamos mostra que metade dos brasileiros (50%) não sabe ou não tem completamente certeza o que são ou o que fazem os cookies na internet.
A pesquisa da Avast descobriu que 50% dos adultos no Brasil costumam aceitar os cookies em um site e isso ocorre principalmente porque (52%) desejam acessar o conteúdo do site o mais rápido possível. Apenas 8% dos brasileiros disseram que geralmente rejeitam os cookies e 17% afirmaram consultar as políticas de cookies do site antes de configurar as suas preferências.
Cookies online e privacidade
Os cookies da internet são pequenos códigos que um site coloca no navegador de um usuário, para acompanhar as ações e dados pessoais. Os cookies podem fornecer recursos valiosos, como lembrar as preferências do usuário, itens adicionados recentemente a um carrinho online ou a localização do consumidor para lhe dar uma experiência de navegação mais dinâmica. No entanto, algoritmos menos “saborosos” podem usar cookies para rastrear ou mesmo identificar informações sigilosas. Estas, por sua vez, podem ser coletadas, compartilhadas ou vendidas a terceiros, expondo os consumidores a técnicas de monitoramento mais invasivas.
Apesar dos benefícios da limpeza de cookies existentes nos aplicativos, quase dois em cada cinco entrevistados (36%) admitiu não fazer nada com os cookies que aceitam no seu computador, enquanto 44% dos brasileiros os elimina manualmente e 16% usam software para removê-los automaticamente. A exclusão regular dos cookies ajuda a manter os navegadores web funcionando sem problemas e fazer isso periodicamente é importante, pois os cookies recarregam e se acumulam quando novas sessões do navegador são iniciadas.
Os cookies também podem ser usados para registrar a atividade de navegação de um usuário, para que os anunciantes possam usá-la na publicidade direcionada. A pesquisa da Avast descobriu que os brasileiros, que recusam cookies, fazem isso principalmente porque estão preocupados com as informações que eles podem coletar (60%), ou porque pioram a sua experiência de navegação (22%), ou porque não gostam de receber publicidade direcionada (23%).
Apesar da incerteza em torno dos cookies, 87% dos entrevistados no Brasil disseram que estavam ansiosos para saber mais sobre o que eles são, como funcionam e o que implica aceitá-los ou rejeitá-los. Para satisfazer a curiosidade do público, a Avast fez uma parceria com a chef de cozinha Carole Crema, que criou cookies exclusivos de laranja com amêndoas e gotas de chocolate, oferecendo sugestões, dicas e truques sobre como entender melhor os cookies digitais.
“A nossa pesquisa mostra que muitas pessoas não entendem realmente os cookies, como eles funcionam e quais as suas implicações. Ao serem educados e informados sobre como eles funcionam, sobre como funciona o universo online, os usuários podem tomar as medidas necessárias para desfrutar de uma melhor experiência digital e abraçar tudo o que a internet tem a oferecer, sem perder privacidade com o rastreamento dos sites”, comenta André Munhoz, Country Manager da Avast para o Brasil.
Como proteger a sua privacidade online
A receita simples da Avast para privacidade online inclui:
• Controlar os seus hábitos de uso dos cookies;
• Ser seletivo sobre os cookies que aceita e limpá-los regularmente;
• Manter os seus dispositivos protegidos.