A 23ª edição da revista Security Report já está disponível para download. A publicação traz Marcelo Yared, CIO do Banco Central do Brasil, na capa abordando a transnacionalidade dos ciberataques, exigindo do setor uma estratégia de proteção global. Como exemplo, o executivo explica como se deu a invasão ao sistema de mensagens SWIFT resultando num prejuízo financeiro de US$ 86 milhões.
O CIO também ressalta a mudança do perfil dos ataques, que antigamente eram localizados, e hoje são distribuídos. Segundo ele, bastava ao especialista de segurança controlar os acessos a um único centro de dados. Hoje os ataques envolvem vários sistemas, de formas diferentes, necessitando a atenção de vários profissionais simultaneamente. A troca de informações sobre vulnerabilidades nunca foi tão necessária como é atualmente.
A revista traz ainda uma matéria completa sobre aspectos de segurança na Nuvem. Segundo CSOs, uma estratégia bem-feita se dá a partir da proteção de quatro pontos fundamentais: da informação, do usuário, dos endpoints e das aplicações web. Na visão deles, é preciso entender o papel da Segurança da Informação nessa migração, sem engessar o negócio, estabelecendo um projeto afinado ao plano estratégico da empresa.
Política Nacional de Segurança da Informação
O atual cenário de cibersegurança, pressões internacionais e locais levaram o Governo a adotar urgência na criação de um plano nacional de Segurança da Informação. No entanto, especialistas temem uma eventual rigidez nas diretrizes e criticam a ausência de outros setores da sociedade na discussão do tema.
A edição traz a opinião do coronel Arthur Sabbat, diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que está à frente dessa iniciativa. Na visão dele, o assunto é urgente e os países que já trilharam esse caminho estão colhendo bons frutos para a Segurança Nacional.
Como se tornar uma ciberpotência
Durante visita a um dos mais importantes eventos de Segurança Cibernética do mundo, em Israel, foi possível compreender como o país conquistou o posto de maior exportador de soluções de defesa mundial e se tornou uma referência global, graças à sua política de incentivo ao desenvolvimento de um ecossistema tecnológico por meio de iniciativas público-privada.
Tendências, case de sucesso da Receita Federal e um resumo dos keynotes presentes na RSA Conference também são destaques da edição. A revista está disponível gratuitamente aqui. Boa leitura!