1º trimestre de 2025 registra mais de um milhão de tentativas de fraude, revela pesquisa

Pesquisa mostra que o volume de fraudes cresce com uso de inteligência artificial e mira principalmente consumidores acima de 50 anos, com setor bancário liderando as investidas

Compartilhar:

O Brasil registrou 3.468.255 tentativas de fraude nos três primeiros meses de 2025 segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O volume equivale a uma tentativa a cada 2,2 segundos, com mais de 1 milhão de ocorrências mensais registradas consecutivamente no trimestre.

 

“Temos observado uma aceleração preocupante na sofisticação das tentativas de fraude. Uma vez que não há uma única solução capaz de barrar as diligências, as empresas precisam adotar a metodologia antifraude em camadas, tecnologias capazes de atuar de forma integrada e preventiva em toda a jornada do usuário. Elas são essenciais para bloquear as investidas ainda na origem, antes que causem prejuízos através de estratégias de engenharia social, agora potencializada pelo uso de inteligência artificial para criar abordagens hiperpersonalizadas”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. “Além da tecnologia, é fundamental investir continuamente na educação dos consumidores para que reconheçam e evitem os novos formatos de golpe”, completa.

 

Bancos e Cartões concentram mais da metade das investidas

 

A pesquisa mostrou que a maior parte das tentativas de fraude registradas no primeiro trimestre de 2025 foi direcionada ao setor de “Bancos e Cartões” (54%). Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (31,9%), “Financeiras” (6,7%), “Telefonia” (5,7%) e “Varejo” (1,7%), mantendo a consistência dos registros em todos os três meses.

 

Na análise por modalidade, as inconsistências nas informações cadastrais são a principal frente de detecção das tentativas de fraude, representando 50,6% das ocorrências evitadas no primeiro trimestre. Em seguida, padrões fraudulentos relacionados à autenticidade de documentos e validação biométrica responderam por 41,9% dos casos. Já o monitoramento de comportamentos suspeitos em dispositivos, como a associação com históricos anteriores de fraudes  foi responsável por 7,5% das diligências barradas no período.

 

Tentativas de golpe se concentram cada vez mais na população acima dos 50 anos

 

Na divisão por faixa etária, os consumidores entre 36 e 50 anos seguiram como os mais visados, concentrando 32,9% das tentativas de fraude registradas em março. Em seguida apareceram os grupos de 26 a 35 anos (26,5%) e até 25 anos (15,3%). Já os consumidores entre 51 e 60 anos responderam por 13,4% das ocorrências, enquanto os acima de 60 anos representaram 11,9% do total.

 

O Brasil contabilizou 1.106.846 tentativas de fraude apenas em março de 2025, o que equivale a uma média de 25 ocorrências por minuto ou uma a cada 2,4 segundos. Apesar do número expressivo, o mês apresentou uma leve retração de 1,1% em relação a fevereiro. Ainda assim, o patamar permanece elevado, com todos os dias de março registrando mais de 35 mil diligências bloqueadas por tecnologias antifraude da Serasa Experian.

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Febraban alerta sobre o golpe do falso advogado

Segundo a organização, criminosos estão se passando por falsos advogados simulando vitórias em ações e pedem à vítima dinheiro adiantado...
Security Report | Overview

Relatório revela queda nas tentativas de ransomware em roubo de dados na indústria

Relatório revela que o segmento registrou taxa de criptografia de 40%, refletindo uma detecção precoce mais forte
Security Report | Overview

Previsão: Governança, dados e resiliência serão pilares da IA nos negócios em 2026

Estudo prevê que a aceleração da Inteligência Artificial será fator decisivo para a competitividade, com impacto direto em operações, modelos...
Security Report | Overview

Cibercriminosos miram festival de música para aplicar golpes

Organização afirma que fez bloqueio páginas fraudulentas e orienta usuários sobre como evitar golpes digitais em suas navegações e compras...