A Pague Menos é a segunda maior rede de farmácias do Brasil, possuindo 25.000 funcionários em 300 municípios. Com forte atuação em todos os estados brasileiros, especialmente na região Nordeste, a companhia se encontrou com algumas demandas de negócios, como a necessidade de uma nova rede que suportasse a expansão de seus serviços digitais, que integrasse as unidades e garantisse mais Segurança no ambiente. Além disso, uma outra prioridade era conectar de forma eficiente toda a rede de lojas.

 

Após procurar vários fornecedores, a Pague Menos escolheu a Fortinet para ajudá-la nesta jornada e iniciou a implantação de seu projeto de SD-WAN Segura. Segundo Afro Vasconcelos, Diretor de Tecnologia na Pague Menos, a escolha se deu pela capacidade técnica e a possibilidade de entregar tudo que era necessário naquele momento, além do comprometimento e forte parceria nos últimos anos, tanto da Fortinet quanto da Network Secure.

 

“Ambas disponibilizaram o suporte necessário e nos acompanharam durante todo o processo até tirar totalmente a companhia do problema enfrentado. A postura dos parceiros é o que fará diferença, comecei com eles pela capacidade técnica e contínuo pela firme e leal parceria que temos”, explica Vasconcelos durante apresentação de case na edição regional do Security Leaders em Fortaleza.

 

Marcelo Luz, Gerente de Engenharia de Sistemas na Fortinet, comenta que a ideia era implementar uma arquitetura eficiente e que fosse capaz de pavimentar o caminho para que a varejista estivesse preparada ao processo de expansão. “Nesse planejamento, a arquitetura SD-WAN era a que fazia mais sentido para a varejista, pois reduz o tempo de ativação de um link, além de otimizar a aplicação. Garantimos dois, três ou até mais links dentro de uma farmácia a fim de assegurar a disponibilidade sem impactos para as vendas”, explica Luz durante apresentação do case de sucesso na edição nacional do Congresso Security Leaders.

 

O executivo explica que a tecnologia escolhida ajudou positivamente a solucionar os problemas do cliente. A iniciativa proporcionou redução do tempo de abertura de filiais e permitiu otimização do acesso a apps, aumentando a resiliência e disponibilidade dos aplicativos da companhia.

 

“Ainda sobre os desafios, a Segurança sempre foi aquele departamento visto como o ‘não’, que pode engessar o negócio, de alguma forma restringir ou dificultar a operação. Vemos que hoje temos ferramentas mais inteligentes que conseguem proteger o ambiente e torná-lo mais eficiente e leve para estar alinhado ao negócio. O objetivo é sempre permitir que a empresa continue crescendo sem comprometer a Segurança”, pontua o executivo.

 

Com a ajuda da Network Secure, parceiro local da Fortinet, a Pague Menos convergiu sua Segurança de rede e comunicações em todos os seus escritórios corporativos e lojas distribuídas em todas as unidades da federação. Com isso, a varejista garantiu eficiência, disponibilidade e a confidencialidade de dados.

 

A seguir, veja os conteúdos na íntegra.